Respire corretamente e turbine os resultados durante os exercícios

Praticar algum tipo de esporte é muito importante para a saúde física e mental, além de proporcionar prazer para quem o realiza. Porém, é muito comum ouvir algumas pessoas reclamarem que dedicam horas treinando e que mesmo assim não alcançam os resultados esperados. Os praticantes costumam se preocupar muito com a amplitude do movimento, a velocidade de execução, o tempo de intervalo entre as séries e esquecem de prestar atenção ao controle da respiração.

“Respirar corretamente não só auxilia na manutenção da atividade física por mais tempo como também melhora o rendimento do atleta, pois o organismo demora mais a ficar cansado. Com uma respiração correta a circulação sanguínea é estimulada, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão. Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos num ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: o nosso cérebro está pedindo ar”, explica André Cano Fernandez, educador físico e especialista em treino funcional.

Durante a prática esportiva a maneira de respirar não precisa seguir um padrão único, afinal, conforme muda o exercício físico é preciso realizar formas diferentes de respiração. A maneira mais adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo. Dessa maneira, a respiração pela boca não está errada e é sim essencial para os atletas, afinal, o nariz nem sempre é capaz de atender à necessidade de ventilação pedida pelo organismo. Apesar do ar não entrar umidificado e filtrado, a boca é o caminho mais rápido para ele entrar.

O especialista separou algumas dicas de como realizar uma respiração adequada em determinados treinos físicos.

EXERCÍCIOS COM PESO: Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como ‘respiração passiva’. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS: Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS: Há momentos durante um exercício em que a exaustão é muito grande, principalmente nas corridas de longa duração. Quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE: Se você for dar uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve, procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar com a mesma tranquilidade pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração – a partir do momento que ela te incomodar passe a inspirar também pela boca.

“Durante a prática esportiva, o corpo apresenta sinais como dores e desconfortos, indicando que a respiração não está sendo feita de modo eficaz. Por este motivo é importante atentar-se a esses sinais”, finaliza Fernandez.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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