Tenha um corpo definido e reduza o percentual de gordura com o treino funcional

treinamento-funcional

Conquistar um corpo definido de maneira saudável não é tarefa fácil nem mesmo para os apaixonados por atividade física. Para quem procura ficar em forma, o mais importante não é o número registrado na balança e sim a porcentagem de gordura corporal. Perder gordura corporal é um desafio, mas quando combinado com o treino funcional, uma dieta balanceada e uma boa noite de sono, esse objetivo pode ser alcançado.

“O treinamento funcional promove simultaneamente o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal. Conhecido também como ‘circuito’, tem como principal característica alternar exercícios de musculação e aeróbios, sem pausas de descanso durante a atividade”, explica Fábio Gomes, educador físico e especialista em treino funcional.

Esse tipo de atividade física trabalha principalmente a força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória. Os exercícios neste tipo de treino são realizados com o próprio peso corporal de cada indivíduo. À medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como: corda naval, bosu, treinamento suspenso, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, roda abdominal, entre outros.

Para alcançar o tão desejado percentual de gordura mais baixo, Fábio separou algumas dicas para turbinar os resultados com o treino funcional:

1 – TREINO FUNCIONAL: “No treino funcional, iremos alternar exercícios de musculação, funcionais e aeróbios com o mínimo de pausa possível”, explica Gomes.

2 – ALIMENTAÇÃO: Acelere o seu metabolismo comendo porções menores e mais vezes durante o dia. Não se esqueça de incluir as gorduras boas em suas refeições, uma vez que elas desempenham um papel importante não só cooperando nas funções do nosso corpo, mas também por nos fazer sentir mais satisfeitos do que os carboidratos ou proteínas o fariam.

3 – TREINO AERÓBICO: Aumente a intensidade e a frequência de suas sessões de aeróbio. Aeróbico é extremamente importante quando se tenta diminuir o percentual de gordura corporal. Faça cardio pelo menos 4 vezes por semana, durante um mínimo de 35 minutos (alta intensidade) ou 60 minutos quando o fizer num ritmo constante.

4 – LEVANTAMENTO DE PESO: O levantamento de peso também é importante, uma vez que impacta o seu ritmo cardíaco. A frequência cardíaca e a queima de gordura estão diretamente conectadas.

5 – BEBA ÁGUA: Beba água, pelo menos de 2 a 3 litros por dia. Quanto mais água você ingere menos você vai reter. A água também é o que ajuda a limpar e hidratar as células. A maior parte do nosso corpo é feito de água, sendo ela vital para todas as funções de nossas células, órgãos e cérebro.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Musculação, Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s