Semana da diversidade sexual chega à segunda edição na cidade de Araçatuba

Apresentar um panorama diversificado da produção artística LGBT com grandes nomes brasileiros da cena cultural contemporânea é a proposta da SIM – SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL DE ARAÇATUBA, que é realizada, pela segunda vez, na cidade localizada no noroeste do Estado de São Paulo. O evento acontece de 16 a 20 de março e promove, durante cinco dias, atividades de formação e difusão – sempre com ingressos gratuitos – que centralizem a questão da diversidade sexual e discutam a identidade de gênero.

Com idealização e curadoria de Fernando Fado, a segunda edição da SIM começa com o espetáculo Consertando Frank (dia 16 de março, às 20h30, no Teatro Municipal Castro Alves). Com direção de Marco Antônio Pâmio e os atores Chico Carvalho, Rubens Caribé e Henrique Schafer no elenco, a montagem sucesso de público e crítica em São Paulo, conta a história de um repórter que, persuadido por um psicólogo, disfarça-se de paciente para conseguir uma matéria jornalística que denuncia um psicoterapeuta por ter desenvolvido um método de reversão da homossexualidade.

Novo formato

Realizado pela primeira vez em 2014 com caráter exclusivo de difusão, o evento chega em 2016 com um novo e diferente formato, trazendo em seu cerne a discussão da identidade de gênero e sexualidade, e passando a abranger mais linguagens artístico-culturais.

Para Fernando Fado, o evento assume uma questão que aprofunda a reflexão daquilo que é a base de qualquer discussão que se pretenda sobre sexualidade: gênero. “Antes de tudo, é preciso discorrer sobre os conceitos de masculino e feminino. É do sexismo que nasce o preconceito, presente, inclusive, na própria comunidade LGBT. Tenho certeza que Araçatuba será palco de um exercício de responsabilidade social e promoção da igualdade”, afirma ele.

O curador explica ainda que os modelos de sexualidade para além da heteronormatividade ainda são tratados, mesmo que de forma implícita ou velada, como um aspecto negativo. Apesar do avanço acerca de seu suposto entendimento, a homossexualidade, bissexualidade e transexualidade ainda são utilizadas e vistas por muitos como ofensa, xingamento, defeito ou como forma de constrangimento. “Da inquietação fruto dessa negativa, é que surge a SIM – SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL DE ARAÇATUBA. Uma semente positiva a fim de provocar uma reflexão efetiva em torno da causa LGBT, que promova a expansão da consciência, redução do isolamento e da ignorância, buscando facilitar a educação e a conscientização, e questionando convicções sobre a sexualidade”, destaca Fado.

SERVIÇO:

SIM – SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL DE ARAÇATUBA

De 16 a 20 de março em vários locais da cidade de Araçatuba.

Informações: (18) 99769-6852 e www.facebook.com/simdiversidade

*Atividades apresentadas ao ar livre poderão ser alteradas ou canceladas em caso de variações climáticas que prejudiquem sua execução.

Locais das apresentações:

Teatro Municipal Castro Alves – Rua Duque de Caxias, 29 – Centro – (18) 3636-1270.

Casa da Cultura Adelino Brandão – Rua Anita Garibaldi, 75 – Centro – (18) 3636-1270.

Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral – Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº – Bairro das Bandeiras – (18) 3622-5559.

Academia Araçatubense de Letras – Rua Joaquim Nabuco, 210 – Centro – (18) 3624-7638.

Polo Avançado do Sesc – Rua José Bonifácio, 39 – Centro – (18) 3608-5400.

O Quintal Cultural – Bar, Som e Prosa – Rua Cussy de Almeida Jr., 2088 – São João – (18) 3621-8079.

Praça João Pessoa – Centro.

Praça Rui Barbosa – Centro.

Praça Alan Kardec (Praça Gêmea) – Jardim Planalto.

Praça João Batista Botelho – Bairro Pinheiros.

Praça da Paz – Bairro Dr. Antônio Villela.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Entretenimento e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s