Gravidez depois dos 35 anos: saiba quais os riscos

Há tempos atrás a mulher que engravidava após os 30 anos era uma exceção. Mas, as coisas mudaram e hoje mais de 30% das gestantes têm 35 anos ou mais. As causas de uma gravidez tardia têm relação com a colocação delas no mercado de trabalho, a busca pelo parceiro ideal e também com a estabilidade financeira.

Entretanto, o organismo age na contramão e quanto mais tarde acontece a gestação, maior se tornam os riscos. A mulher tem cerca de 300 mil óvulos que vão diminuindo com o passar da idade. Aos 35 anos a queda já é acentuada, então há dificuldade em se engravidar de forma natural.

O auge da fertilidade feminina e onde se registram as gestações mais saudáveis está entre os 20 e 24 anos. Depois disso, especialistas afirmam que a fertilidade cai pela metade a partir dos 35 anos e que, aos 40, essa taxa chega somente a 25%.

A queda na fertilidade é decorrente de certos fatores, como menor número de folículos em bom estado, ciclo menstrual irregular e mais curto – por causa da proximidade com a menopausa – o endométrio também fica mais fino e menos apropriado para receber um embrião, a secreção vaginal tem característica menos líquida e contrária ao espermatozoide, além dos diagnósticos da endometriose e da síndrome do ovário policístico.

Porém, mesmo com a expectativa menor, muitas mulheres conseguem engravidar com mais idade e então se dá início aos cuidados na gestação. Nelas há incidência de diabetes gestacional, hipertensão, aborto espontâneo e parto prematuro, assim como risco de o bebê desenvolver a Síndrome de Down.

Claro que com todos os avanços da medicina é possível ter uma gravidez saudável e tranquila. Elas precisam estar cientes de todos esses possíveis diagnósticos. Entretanto, mulheres que praticam algum esporte, se alimentam da forma correta e fazem acompanhamento médico vão diminuir e muito os problemas e terão uma perspectiva sem riscos, assim como uma gestante jovem.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s