Para controlar a pressão, coma mais potássio

O potássio é um mineral que podemos encontrar facilmente nos alimentos, porém isso não significa que ingerimos a quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo. Apesar de ser famoso por evitar câimbras, o potássio tem diversas funções no nosso corpo e uma delas é controlar a pressão arterial.

“O papel do potássio é conter a ação do sódio, sendo assim, manter essa dupla equilibrada irá controlar também o ritmo cardíaco, a quantidade de água no corpo e, consequentemente, os níveis de pressão arterial e evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC”, explica o nutrólogo André Veinert.

Sobre a hipertensão, este é um problema grave, que afeta 30 milhões de brasileiros segundo o Ministério da Saúde. A causa da patologia está ligada à hereditariedade, a hábitos de vida, como consumo excessivo de sódio, colesterol desregulado e vício de fumar.

Quando diagnosticada, significa que há excesso de pressão nos vasos sanguíneos que comprometem a circulação. “Ao ingerir alimentos com potássio eles agem aumentando a elasticidade das artérias e controlando a ação do sódio, evitando essa pressão desnecessária. Equilibrar a ingestão de sódio e potássio no cardápio já é um grande passo rumo ao controle da hipertensão”, diz o especialista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo dessa dupla deve ser de menos de 2 gramas de sódio – o que corresponde a menos de 5 gramas de sal – e pelo menos 3,51 gramas de potássio todos os dias. Mas, com a tendência em ingerir alimentos industrializados, o consumo de sal sempre supera o de potássio, por isso, fique de olho no seu cardápio.

Alguns dos sinais de que o consumo do nutriente está abaixo do necessário são: fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. Em longo prazo estão ainda a hipertensão arterial, a arritmia cardíaca e a constipação.

Sendo assim, não deixe essa substância faltar no seu prato. “São fontes de potássio: banana, laranja, melão, morango, frango, atum, batata branca, batata doce com pele, espinafre, leite desnatado, iogurte e sementes de girassol”, finaliza Veinert.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s