Treino Funcional: 6 séries para definir e secar a barriga

O treino funcional vem se tornando a primeira opção de quem quer emagrecer e definir a musculatura sem ter que passar horas em uma academia. A modalidade oferece uma série de exercícios que tem como base movimentos realizados no dia a dia, como correr, agachar, puxar, girar e empurrar. “É um treino completo porque o aluno ganha força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e condicionamento. Tudo isso, fugindo da rotina de uma academia e podendo ser praticado em qualquer idade, respeitando claro, os limites de cada pessoa”, explica Bianca Barretos, profissional de Educação Física e instrutora de treino funcional

Para a maioria dos exercícios o aluno utiliza o peso do seu próprio corpo para chegar aos resultados, porém, o treinador pode criar séries com acessórios como elásticos, cordas, hastes, bola de Pilates e peso, que vão trabalhar os músculos. “Um dos exercícios mais pedidos são para definir a barriga. E no treino funcional não existe aquele abdominal que todo aluno enjoa. Usamos formas diferentes de fazer abdominal e de conseguir o resultado desejado”, afirma a especialista.

A seguir, Bianca separa uma série com seis exercícios que ajudam a queimar e definir os músculos da barriga. Confira:

1 – Abdominal com bola e peso: Deite-se de costas sobre uma bola suíça com os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão e alinhados com os ombros. A bola deve estar sob os quadris e sob a parte inferior das costas. Segure um haltere sobre o tórax. Esta é a sua posição inicial. Flexione o tronco em direção aos joelhos, elevando o tórax. Pare quando o meio das costas não estiver mais tocando a bola. Faça uma pausa e retorne à posição inicial.

2 – Prancha: Deite-se para baixo com os cotovelos e pontas dos pés apoiados no chão. O tronco deve ficar elevado e alinhado. Fique nesta posição por 30 segundos e repita a série por 3 vezes, sempre com intervalos de 30 segundos entre elas. Se for iniciante, pode apoiar também o joelho no chão. A força exercida para ficar nesta posição tonifica os músculos mais profundos da barriga.

3 – Abdominal infra com bola: Deite-se no chão e posicione a bola para pilates entre os seus tornozelos. Contraia os músculos abdominais e prenda a bola com as pernas. Eleve a bola com as pernas em direção ao teto, até que forme um ângulo de 90 graus com seu corpo. Segure a bola na parte superior por meio segundo e se prepare para direcioná-a lentamente até o chão, mas é importante que não deixe que esta toque o solo. Segure na parte inferior também por meio segundo. Faça 3 séries de 12 repetições.

4 – Oblíquo alternado – Pernas e Braços: Deitado, flexione as pernas e não as encoste no chão. Gire o tronco para o lado direito e estique a perna esquerda, depois, alterne os lados. Faça 3 séries de 15.

5 – Abdominal oblíquo cruzado: Deitada, com as mãos atrás da cabeça, deixe as pernas flexionadas e abertas na largura dos quadris e os pés apoiados no chão. Eleve o tronco e faça uma torção, estendendo um braço e levando a mão em direção ao joelho oposto. Volte e repita para o outro lado. Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria.

6 – Treino Suspenso: A realização do treinamento suspenso inicialmente exige apenas as fitas de suspensão. Elas são fundamentais para a realização dos movimentos e podem ser facilmente transportadas por você para praticar os exercícios em qualquer lugar. Elas são resistentes e seguras para você realizar os movimentos sem se preocupar com falhas nos apoios. Com essa fita é possível realizar vários exercícios, um deles é a Prancha Suspensa: A série mexe com o abdômen e com os ombros. Com os pés nas alças em direção ao chão, suspenda o corpo, apoiando somente os cotovelos, braços e as mãos unidas no solo, semelhante à prancha regular. O desafio aqui é manter-se nessa posição o máximo de tempo que conseguir.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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Uma resposta para Treino Funcional: 6 séries para definir e secar a barriga

  1. eu achei legal posso tentar

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