Projeto verão: saiba como não desistir da academia

Cada pessoa tem uma motivação diferente quando se inscreve em uma academia. Algumas, por exemplo, querem perder aqueles quilinhos indesejados e ficar com um corpo mais escultural para o verão, outras buscam melhorar o condicionamento físico ou até mesmo se prevenir de doenças relacionadas ao sedentarismo. Mas, o que a maioria delas infelizmente tem em comum é a dificuldade em manter uma rotina e não abandonar o treino na primeira oportunidade.

Para ter foco e definir metas plausíveis, tem aumentado o número de Coach que junto com o cliente elaboram projetos ligados à saúde. No caso, além do personal trainer que irá orientar o aluno sobre a melhor forma e o jeito correto de executar o exercício, o Coach tem o papel de colaborar para que ele não desista desta caminhada, de forma que ambas as escolhas se completem para trazer somente benefícios aos alunos.

O indicado é que ainda na avaliação física a pessoa já tenha uma conversa com o coach, para descobrir os seus pontos fracos e fortes e por quais motivos já houve desistência desse tipo de atividade, e a parte mais importante: como trabalhar a motivação nesse novo desafio.

A motivação e o objetivo, segundo Erica Aidar, psicóloga e coach, são fatores fundamentais que contribuem para uma maior aderência ao exercício. “O aluno deve criar um vínculo para ajudá-lo a não desistir do seu propósito, que é emagrecer ou ter mais qualidade de vida”, diz.

Ainda na sessão de coaching é preciso definir os horários na agenda para a prática de uma atividade, assim como pensar no plano B, caso uma reunião no trabalho tenha se estendido a ponto de atrapalhar o tempo de treino. “São nos momentos que a rotina é alterada que muitas pessoas abandonam de vez a academia, então é preciso criar estratégias para que realmente nada atrapalhe esse cuidado com a saúde”, explica Erica.

A especialista ressalta ainda que as metas devem ser reais e viáveis, ou seja, não adianta se comprometer em ficar uma hora por dia na esteira se o aluno sabe que só conseguirá fazer isso por no máximo 15 dias. “O coaching ligado ao exercício cria uma ponte entre a realidade e o percurso para se atingir o desejo”, finaliza.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Musculação, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s