Entenda como ocorre a gravidez ‘sem barriga’

Nas últimas semanas, a ausência de barriga da ex-BBB Letícia Santiago, que está no final da gravidez, chamou a intenção de internautas ao verem fotos da modelo grávida publicada nas redes sociais. Mas, a barriga muito pequena ou a ausência do barrigão na gravidez é possível e nem sempre está associada a problemas de saúde da mãe e/ou do bebê.

Segundo a dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, o tamanho da barriga de uma grávida é resultado de inúmeros fatores como o peso, altura, dimensão do quadril e do condicionamento físico da mulher.

“O crescimento da barriga tem a ver com o condicionamento físico da mulher. Tem mulheres que tem musculatura mais rígida, fazendo com que o útero cresça para cima”, explica a especialista. O tamanho do quadril também influência já que ajuda a acomodar o bebê.

No caso da ex-BBB, ela acabou explicando ser uma questão de condicionamento físico e lembrou que a primeira gravidez ocorreu da mesma forma, e o bebê se desenvolveu normalmente.

Independentemente do tamanho da barriga, a dra. Érica salienta que a realização de pré-natal e exames adequados são importantes para constatar se o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe estão ocorrendo sem nenhum tipo de alteração. “Algumas mulheres vão apresentar o crescimento da barriga no final da gravidez. O que é preciso fazer é analisar caso a caso”, salienta.

Com consultas e exames realizados durante esse acompanhamento é possível identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças como Aids e a sífilis, que podem prejudicar a gravidez e a formação do bebê.

Além disso, é nesse período que a gestante recebe informações sobre cuidados importantes como aleitamento, alimentação balanceada e prática de exercícios. “Não importa o tamanho da barriga, o mais importante é fazer o pré-natal, pois o acompanhamento médico adequado aumenta as chances de um desenvolvimento saudável para mãe e o bebê”, conclui a ginecologista.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s