Milium: O que é e como tratar?

1

Você já deve ter tentado espremer umas bolinhas de coloração branca ou amarelada que aparecem em determinadas áreas do rosto. Esses pontinhos são conhecidos como milium e precisam ser tratados da maneira correta.

Segundo a esteticista Joice de Oliveira, muitas pessoas confundem o milium com cravos ou espinhas. Mas, essas erupções são mais duras e diferentes da acne, pois não apresentam vermelhidão e dor. “Elas causam um incômodo estético porque se acumulam ao redor de determinadas áreas do rosto, tirando a maciez e a aparência saudável da pele”, salienta Joice.

A especialista explica que o problema é causado pelo acúmulo de queratina e células mortas nos poros. Revestidas por uma camada de pele, essas lesões são mais frequentes no rosto, principalmente, ao redor dos olhos e em áreas íntimas.

O milium afeta pessoas de todas as idades, sendo mais recorrente na pele em processo de cicatrização, e também é muito comum em bebês. Ele pode ser primário ou secundário: os primários são aqueles que ocorrem sem causa aparente, enquanto os secundários decorrem de alguma doença ou procedimento dermatológico.

Tratamento

Uma das formas de remover o milium é durante o procedimento de limpeza de pele, que tem diversas etapas como: assepsia, esfoliação e a remoção de cravos. A remoção do milium é feita com técnicas corretas de manipulação. “É um processo diferente porque, como falamos, o milium não pode ser espremido, então é retirado com uma pequena agulha”, explica a esteticista.

O pequeno cisto também pode ser removido durante os peelings que integram o processo de limpeza de pele. “O mais importante é se preocupar com a sua pele e cuidar dela. Para isso, procure ajuda profissional. A pele vai ser avaliada para se ter a melhor abordagem de tratamento estético”, finaliza Joice.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s