Capacete de moto: pilote sempre com segurança!

FOTO: EDGAR KLEIN

O capacete de moto é um item indispensável para a segurança do piloto. Além disso, sua utilização faz parte do código de leis de trânsito praticadas no Brasil. Nesse sentido, a resolução diz o seguinte: é obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete de moto pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

Como prevenir é sempre o melhor remédio, o motociclista, assim como o ciclista, deve voltar sua atenção, também, aos equipamentos de proteção, e o capacete de moto, certamente, entra nesse contexto.

É muito comum para os pilotos de primeira viagem se preocuparem exclusivamente com o veículo em si, ou seja, eles costumam investir nas suas motos ou bicicletas, contudo, não demonstram a mesma afeição com a vestimenta. A saber, jaquetas com protetores de ombro, cotovelo e coluna, bem como calças com joelheiras e bolsos especializados e, é claro, o capacete de moto, precisam ser de muita qualidade.

Um bom capacete de moto pode salvar sua vida

Não é exagero dizer que utilizar um capacete de moto feito com matéria-prima de primeira linha pode salvar a vida do motociclista na hora de um acidente. Do mesmo modo, o uso correto do equipamento faz toda a diferença, como no caso de amarrar a jugular corretamente, por exemplo.

Por isso, vamos elencar alguns tipos diferentes de capacete de moto.

Confira:

  • Capacete aberto;
  • Capacete fechado;
  • Capacete modular (também chamado de escamoteável);
  • Capacetes cross (do tipo off-road).

Dicas para a escolha do seu capacete de moto

Primeiramente, decida qual dos modelos citados acima faz parte do seu contexto. Se você vai participar de provas ou treinos na terra, por exemplo, o ideal é optar pela compra de um capacete off-road.

Escolher a numeração certa também é fundamental para que o equipamento fique confortável e, ao mesmo tempo, consiga oferecer a proteção necessária. Dessa maneira, vale destacar que conforme o tempo vai passando, o capacete de moto irá alargar um pouco com toda a certeza. Nesse caso, a indicação é pegar sempre um número mais justo.

A limpeza é outro fator de extrema relevância. No caso de capacetes sem forração removível, o mais indicado é utilizar um pano úmido com detergente neutro e passá-lo nas partes internas, depois deixá-lo secar na sombra. Evite a exposição ao sol, já que as altas temperaturas podem danificar os materiais internos do produto e, por consequência, fazê-lo perder suas propriedades protetivas.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e atleta. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário