Falta de desejo sexual nas mulheres pode gerar uma crise entre o casal

images (2)

A falta de sexo entre você e seu marido está cada vez mais frequente? E você coloca a culpa no stress, dor de cabeça, preocupação com a carreira e problemas do dia a dia para não ter relações sexuais com o seu marido? Essa falta de desejo pode ser um risco para o seu casamento. Uma pesquisa divulgada no Journal of Sexual Medicine, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, apontou que 25% dos divórcios ocorrem devido à falta de desejo sexual.

De acordo com a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo, problemas no relacionamento não resolvidos são um dos principais desencadeadores da falta de interesse por sexo. “Para muitas mulheres a má comunicação com o marido, traição, falta de confiança e outras barreiras que colocam a intimidade em jogo são fatores que interferem no desejo sexual”, explica Josiane.

Os problemas de comunicação, por exemplo, são uma das principais causas para a ausência de intimidade, provocando em alguns casos menos sexo ou nos casos mais extremos a ausência completa de intimidade sexual. A infidelidade também é importante e é algo que acontece em muitos casamentos onde não existe sexo. “A ocorrência de uma infidelidade pode acabar com confiança no cônjuge, afetando toda a comunicação e a intimidade sexual do casal. É muito difícil para qualquer pessoa voltar a entregar-se e usufruir de pleno prazer da relação sexual depois de ter sido traída. Na maioria dos casos, para superar essa dor, é aconselhável se consultar com um psicólogo”, afirma a especialista.

Por que o desejo acaba no casamento?

As causas emocionais ainda são as principais responsáveis pela falta de interesse por sexo no casamento. “No decorrer do tempo as mulheres podem sofrer uma diminuição no apetite sexual devido a problemas que estão atrelados à vida a dois ou por causa de alterações hormonais. Mas essa perda está ligada, na maioria das vezes, a fatores como cansaço, estresse, problemas do cotidiano e, até mesmo, ao uso de algumas medicações que podem interferir negativamente na libido feminina”, revela a psicóloga.

Os sintomas começam a surgir mais frequentemente após três ou quatro anos de relacionamento, mas isso pode variar muito de casal para casal. “O fato do casal não manter relações sexuais frequentemente pode aumentar as brigas e acabar afetando os vínculos afetivos entre eles e com os filhos, comprometendo a qualidade de vida da família como um todo”, diz Josiane.

Porém, se o casal ainda sente que há atração, poderá tentar algumas mudanças na rotina e no relacionamento. Uma terapia de casal pode ser muito benéfica para implementar um novo tipo de comunicação e entrosamento, bem como  ter uma conversa franca e experimentar ajustes que possam incentivar a libido.

A chegada do filho

A chegada de um bebê não cessa o desejo sexual do casal, mas pode ser difícil encontrar tempo para a intimidade, principalmente quando a criança necessita da atenção e cuidados da mãe. “Nesses casos, o casal precisa ter paciência, mas não deve deixar a relação marido e mulher de lado. Aproveite as horas de sono do bebê para ficar junto e cuidar do relacionamento”, sugere.

Como recuperar o apetite sexual?

Para reverter a situação, a mulher deve parar de falar mal do companheiro e voltar a admirá-lo. “Geralmente as mulheres têm o desejo de fazer sexo com o homem que admiram. Por isso é importante fazer uma ‘limpeza emocional’ para buscar o carinho e admiração pelo marido”, recomenda Josiane.

Em alguns casos a mulher também perde a vontade de fazer sexo por não se cuidar. “É importante trabalhar a autoestima para aumentar a libido. Invista no seu visual, cuide-se tanto física como psicologicamente”.

Não deixe que a rotina e a falta de interesse por sexo atrapalhe o seu casamento, invista na sua relação com seu marido, converse sobre o seu problema e, se precisar, peça ajuda de um terapeuta para encontrar soluções para apimentar novamente a sua relação.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s